Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade ambiental é fator essencial para a credibilidade de uma empresa, principalmente para os segmentos que dependem de derivados naturais para a (produção) fabricação de seus produtos. Diante disso, a Celmar há anos tem o cuidado de conferir a procedência das matérias-primas utilizadas na sua (fábrica) empresa. Para comprovar (toda) essa preocupação, uma parceria com a Duratex - fornecedor que possui muitas certificações, inclusive Selo Verde (FSC) - garante mais credibilidade ao produto na hora de vender. A empresa tem este compromisso que existe há mais de 30 anos. "O fato da Duratex ser um parceiro que tem mais de 50 anos de mercado nos faz acreditar ainda mais nesse acordo".

A Celmar sempre busca esse tipo de ação socioambiental. É uma política que a empresa passou a aplicar no seu produto há alguns anos. Além disso, também são praticados outros tipos de atividades como o processo de coleta seletiva (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e com o descarte correto. "Utilizamos papelão reciclado e biodegradável para embalagem dos móveis e buscamos ter o cuidado e destinar corretamente os resíduos das áreas de pintura e produção".

Para a Celmar, trabalhar com essas madeiras significa muito mais do que cumprir o papel perante o meio ambiente, demonstra respeito com o consumidor e a garantia de um excelente produto. “Essa é uma política que a Celmar passou a ter há alguns anos, o que também demonstra o nosso compromisso com quem revende e compra os produtos”.



Ambientalmente Correto

A preocupação ambiental começa com o início do processo e plantio da madeira. São plantadas árvores de Pinus e Eucaliptos (florestas renováveis) e, após essa etapa, começa o cuidado com as mudas, o que inclui controle de pragas, formigas, prevenção contra incêndio, entre outros.

Depois que as árvores estão adultas, elas são cortadas e então começa o processo da fabricação das chapas. Depois que as árvores estão adultas, elas são cortadas e então começa o processo da fabricação das chapas.

É possível dizer que, a preocupação começa seis anos antes do cliente receber o produto. Todas essas fases começam a partir do momento que o fornecedor planta a primeira muda.